sábado, 24 de outubro de 2015

SAIBA COMO OS MEDICAMENTOS MANIPULADOS PODEM AJUDAR A EVITAR DESPERDÍCIOS

Segundo a ANVISA, aproximadamente 20% de toda produção farmacêutica é descartada anualmente, o que resulta em um prejuízo superior a R$ 4 bilhões
A indústria farmacêutica oferece medicamentos em dosagens padronizadas, vendidos em quantidades pré-estabelecidas (na maioria das vezes maior do que a necessidade do paciente, outras não suprem a prescrição dos médicos). Já os medicamentos manipulados, são elaborados na dose recomendada e se encaixam perfeitamente à necessidade individual de cada paciente. 
A Farmácia Alquimia elabora a dose exata recomendada aos pacientes com indicação de composição qualitativa e quantitativa, forma farmacêutica e do modo de usar. Além disso, é possível economizar na compra, pois só é consumido o que exatamente foi prescrito. 
O índice de desperdício no Brasil é alto. De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), aproximadamente 20% de toda produção farmacêutica é descartada anualmente. Um prejuízo superior a R$ 4 bilhões; sem contar com o risco de automedicação, pois o paciente fica com medicamento sobrando em casa. Nos últimos dez anos, 28% das intoxicações aconteceram por uso indevido de medicamentos. 
Outro benefício da farmácia de manipulação é preparar medicamentos em cápsulas, comprimidos sublinguais, xaropes, sachês, gomas, shakes, chocolates, entre outros, o que possibilita melhor adaptação do paciente e consequentemente maior adesão ao tratamento. As doses são exatas e individualizadas, não sendo necessário partir comprimidos. 

Fonte: Site Folha Vitória